domingo, 2 de janeiro de 2011

Primeiras Etapas


Quando finalmente decidi colocar aparelho, por recomendação da minha dentista, conversei com a ortodontista que também trabalha na mesma clínica e ela prescreveu-me dois exames diferentes: uma ortopantomografia e uma cefalometria que realizei em Julho de 2010.

Após a análise dos exames a ortodontista verificou que seria necessário extrair os 4 sisos que estavam inclusos, o que significaria que teria de fazer 4 mini-cirurgias. Oh Deus, nesta altura já quase desistia de tudo, mas pronto... lá me enchi de coragem e marquei as extracções.
Como no tempo quente a recuperação é mais demorada a minha dentista marcou a primeira extracção em Setembro e o processo de extracção foi bastante demorado.

No geral as recuperações correram bem, umas mais dolorosas e com mais pontos do que outras mas nunca tive infecção, o que também não é nada estranho dado que sempre me foi prescrito antibiótico como medida profilática.

No último siso que extraí a dentista teve de remover osso... o dente ainda estava muito em cima e para extraí-lo só partindo osso. O desgraçadinho era tão pequeno que ainda nem tinha raíz, contudo deu muito trabalho a tirar e a cicatrização foi a mais longa.

Nesse dia já ficou marcada a colocação dos separadores no dia 2 de Dezembro de 2010 e do aparelho no dia 9.

Bem, tendo em conta que em Julho já tinha realizado os exames que a ortodontista tinha prescrito, que constantemente alertava a recepcionista da clínica para ela não deixar que a ortodontista se esquecesse do meu caso  e de já ter consulta marcada para a colocação  do aparelho, tudo fazia prever que que em Dezembro de 2010 já tivesse um sorriso metálico, porém isso não aconteceu.

A recepcionista ligou-me a desmarcar porque a dentista alegou que precisava de mais tempo para fazer o meu estudo! Fiquei fula: de Julho a Dezembro não teve tempo suficiente??? 
Bem, o que me levou a tolerar isto foi a hipótese dela precisar dos moldes para realizar o estudo, mas de qualquer forma se isso lhe fazia falta já devia ter dito há mais tempo. Afinal de contas vou lá gastar com ela 2000€, mas pelo tratamento mais parece que vou gastar 2€!

Adiante, agora tenho consulta marcada para colocar os separadores no dia 4 de Janeiro e o primeiro aparelho no dia 11... a ver se é desta!

Resumo da cronologia do processo:

6 de Julho de 2010: cefalometria e ortopantomografia
3 de Setembro de 2010: extracção do siso esquerdo da arcada inferior
15 de Outubro de 2010: extracção do siso direito da arcada inferior
5 de Novembro de 2010: extracção do siso esquerdo da arcada superior
26 de Novembro de 2010: extracção do siso direito da arcada superior e moldes

4 de Janeiro de 2011: colocação dos separadores
11 de Janeiro de 2011: colocação do aparelho

Deixo umas fotos dos meus dentes ( que como me disse uma assistente parecem uma cancela : ) ) 







Em breve contarei como foi no dia 4!

2 comentários:

  1. oi sorriso coloridooo....eu tbm precisei extrai meus sisos 2 ja tinham nascido os outros 2 inferiores estavam inclusos,extrai só 3 por enquanto o outro vou extrai só no final do tratamento minha dentista disse que não tem problema,pois sofri muito na extração do que estava incluso e fora isso precisei extrai 4 pré molares pois não tinha espaço em minha boca...é muito sofrimento..rsrs..bjos

    ResponderEliminar
  2. É muito sofrimento mesmo! Quanto a mim nem eram as dores, era o desconforto/inchaço na cara e a incapacidade de abrir a boca para comer o que fosse... até para enfiar uma colher de iogurte custava!!!
    Mas se tivesse de boca fechada não sentia muitas sores, era uma coisa levezinha!

    O último dente que extraí também poderia ter sido extraído apenas no final do tratamento mas como já tinha extraído 3 inclusos optei por tirar o último que faltava e livrar-me de vez dessa preocupação.

    Beijocas:)

    ResponderEliminar