Mostrar mensagens com a etiqueta ortodontia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ortodontia. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

I´m Back

Depois de muitos meses de ausência cá venho eu dar contas de como vai o meu processo ortodôntico! A evolução tem sido lenta, como acontece com a maioria das pessoas!
A Dr.ª diz que está quase, mas a mim não me parece que assim seja! Ainda tenho muitos dentes ligeiramente sobrepostos  e desalinhados e só quando todos estiverem no seu devido lugar é que eu me dou por satisfeita, e estes pequeninos ajustes levam sempre algum tempo!
Ontem fui a mais uma manutenção e finalmente acabei de pagar o aparelho (iupi)!
No mês passado a Dr.ª trocou-me o arco inferior e ontem trocou-me o superior!
Em Março (mais coisa menos coisa) comecei a usar cadeia elástica nalguns dentes inferiores e desde aí que em quase todas as manutenções me foram colocadas cadeias, umas vezes nos segundos incisivos e caninos esquerdos, noutras nos direitos... enfim!
Isto é complicado explica, se tivesse fotos seria mais fácil...

Cá deixo umas fotos de como estão agora as minhas dentuças, as imagens valem mais do que 1000 palavras!!!
Setembro 2012

Novembro 2012





 
Nesta última manutenção ainda tive direito a cadeia metálica nos primeiros incisivos superiores e a cadeia elástica entre um primeiro e um segundo incisivo...
Provoca-me MUITAS dores, particularmente na parte superior! Desde que tenho aparelho nunca tive tantas dores como tenho agora. Esta noite acordei várias vezes durante a noite e ai de tocar com alguma coisa no segundo incisivo direito... mas isto vai melhorar... como sempre :)!
 
 
 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mês da Descrição : )

Hoje foi dia de controlo mas apenas os elásticos foram trocados. O arco superiror, que já é dos que mexem nas raízes, mantém-se e o arco inferior também tem de ser mantido porque o segundo incisivo esquerdo tem de rodar e está a demorar um bocadinho!
Desta vez optei por uns elásticos cinza metálico porque durante as próximas 4 semanas vou estar a fazer uma formação e quero ter uma ar mais formal um bocadinho : )!
















Beijinhos Coloridos : )

domingo, 2 de janeiro de 2011

Primeiras Etapas


Quando finalmente decidi colocar aparelho, por recomendação da minha dentista, conversei com a ortodontista que também trabalha na mesma clínica e ela prescreveu-me dois exames diferentes: uma ortopantomografia e uma cefalometria que realizei em Julho de 2010.

Após a análise dos exames a ortodontista verificou que seria necessário extrair os 4 sisos que estavam inclusos, o que significaria que teria de fazer 4 mini-cirurgias. Oh Deus, nesta altura já quase desistia de tudo, mas pronto... lá me enchi de coragem e marquei as extracções.
Como no tempo quente a recuperação é mais demorada a minha dentista marcou a primeira extracção em Setembro e o processo de extracção foi bastante demorado.

No geral as recuperações correram bem, umas mais dolorosas e com mais pontos do que outras mas nunca tive infecção, o que também não é nada estranho dado que sempre me foi prescrito antibiótico como medida profilática.

No último siso que extraí a dentista teve de remover osso... o dente ainda estava muito em cima e para extraí-lo só partindo osso. O desgraçadinho era tão pequeno que ainda nem tinha raíz, contudo deu muito trabalho a tirar e a cicatrização foi a mais longa.

Nesse dia já ficou marcada a colocação dos separadores no dia 2 de Dezembro de 2010 e do aparelho no dia 9.

Bem, tendo em conta que em Julho já tinha realizado os exames que a ortodontista tinha prescrito, que constantemente alertava a recepcionista da clínica para ela não deixar que a ortodontista se esquecesse do meu caso  e de já ter consulta marcada para a colocação  do aparelho, tudo fazia prever que que em Dezembro de 2010 já tivesse um sorriso metálico, porém isso não aconteceu.

A recepcionista ligou-me a desmarcar porque a dentista alegou que precisava de mais tempo para fazer o meu estudo! Fiquei fula: de Julho a Dezembro não teve tempo suficiente??? 
Bem, o que me levou a tolerar isto foi a hipótese dela precisar dos moldes para realizar o estudo, mas de qualquer forma se isso lhe fazia falta já devia ter dito há mais tempo. Afinal de contas vou lá gastar com ela 2000€, mas pelo tratamento mais parece que vou gastar 2€!

Adiante, agora tenho consulta marcada para colocar os separadores no dia 4 de Janeiro e o primeiro aparelho no dia 11... a ver se é desta!

Resumo da cronologia do processo:

6 de Julho de 2010: cefalometria e ortopantomografia
3 de Setembro de 2010: extracção do siso esquerdo da arcada inferior
15 de Outubro de 2010: extracção do siso direito da arcada inferior
5 de Novembro de 2010: extracção do siso esquerdo da arcada superior
26 de Novembro de 2010: extracção do siso direito da arcada superior e moldes

4 de Janeiro de 2011: colocação dos separadores
11 de Janeiro de 2011: colocação do aparelho

Deixo umas fotos dos meus dentes ( que como me disse uma assistente parecem uma cancela : ) ) 







Em breve contarei como foi no dia 4!