terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quase direitinhos : )

Hoje fui fazer a primeira manutenção do aparelho superior. É incrível os resultados conseguidos em apenas 6 semanas! Os meus dentes já estiveram mais alinhados do que agora porque os segundos incisivos já estiveram bastante alinhados com os primeiros, no entanto estes últimos têm sido projectados para que haja espaço para todos e fiquem perfeitamente alinhados!

Não sei se é comum mas 2 dias depois de colocar o aparelho os dentes já se tinham movimentado.

Os progressos são tão bons que no próximo dia 31 coloco o aparelho inferior.

Hoje falei com a ortodontista e ela desaconcelha que mude os elásticos em casa sob pena de deslocar o arco e atrasar o processo, porém disponibilizou-se para mos trocar com mais regularidade se assim eu o entender! Foi simpático da parte dela!

Hoje coloquei elásticos brancos, já estava enjoada de ver os azuis e optei por uma cor bem mais discreta.



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dúvidas!!!

Estou com umas dúvidas ortodônticas, será que alguém me pode ajudar???????????

Alguém já trocou as ligaduras elásticas em casa?
Pode fazer-se isso, antes das 5 semanas, sem prejudicar o processo???

Eu creio que trocar as ligaduras antes das 5 semanas não deve trazer nenhum prejuízo porque os utilizadores de aparelhos estéticos têm de trocar as ligaduras transparentes com mais frequência dado pigmentarem muito mais...
A questão de ser em casa acho que vai da aprendizagem, cuidado e jeito de cada um!
Na próxima consulta vou falar com a ortodontista e esclarecer esta dúvida, no entanto agradeço que entretanto me dêem a vossa opinião!

Outra questão está relacionada com o material dos brackets. Confesso que ando triste com a aparência do meu aparelho, acho que os brackets são muito escuros e pouco brilhantes.
Quando decidi colocar aparelho queria brackets de safira mas o preço era demasiado discrepante em relação aos de metal, pelo que me decidi pelos últimos. Lá me conformei, mas agora que tenho aparelho acho-o muito feio e escuro em relação a outros de metal (ainda por cima tenho dentes amarelados.. são só desgraças na minha vida lol)! Vou deixar aqui umas fotos do meu aparelho e de aparelhos com brackets "prateados"! 
O meu : (

O "prateado" (lindinho)

Bracket "prateado"
Como é que são os vossos brackets???
De que material são compostos???

Beijinhos coloridos =)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dentes d'aço : )

Hoje fui colocar o aparelho! Para já estou sem dores, no entanto as bandas têm uma saliência  na parte interna que magoa imenso a língua! Já estou a dar uso à cera para evitar o desconforto ;)!

A colocação do aparelho demorou cerca de 45 minutos. São retirados os separadores (que me incomodaram imenso na hora das refeições), é feita uma limpeza na face externa dos dentes e depois são colocadas as bandas. Posteriormente são colados os brakets e voila!

A parte do colar os brackets incomodou-me bastante porque a "cola" que é usada tem um cheiro fortíssimo, no entanto todo o processo é bastante suportável.

Para bem da minha higiene oral, já comprei um escovilhão, uma escova de dentes ortodôntica e colutório. Fica-me a faltar a pasta de dentes e silicone (para já só tenho um bocadinho que a dentista ofereceu).

Daqui a uns 2 ou 3 meses, após o alargamento da arcada superior, será colocado o aparelho inferior. Os dentes inferiores são os que estão mais  tortos, mas primeiro há que conseguir espaço para que estes dentes sejam movimentados e a oclusão seja perfeita.


Ao encontrar-me com uma amiga diz-me ela: "Ai que linda, com os teu dentes d'aço"... Fartei-me de rir : )!!!
E pronto... daí veio o título do post!!!

Cá ficam umas fotos do aparelho...


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Separadores ortodônticos colocados

Hoje fui à consulta colocar os separadores ortodônticos na arcada superior. Não me causam dor nem incómodo (pelo menos para já). Algumas pessoas passam horrores nesta fase mas, quanto a mim, parece-me que os próximos 8 dias vão ser pacíficos.

Este procedimento é muito simples: a ortodontista pega em duas tiras de fio dental  e passa cada um dos fios por dentro do separador (que me parece igual aos elásticos/ligaduras ortodônticos) e junta as pontas, puxa cada fio para seu lado e coloca o separador!

(Separadores colocados)

A ortodontista já me fez a limpeza dentária e na próxima Terça já coloco o aparelho ;).

Voltarei a dar notícias no dia 11! Até lá!!!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Primeiras Etapas


Quando finalmente decidi colocar aparelho, por recomendação da minha dentista, conversei com a ortodontista que também trabalha na mesma clínica e ela prescreveu-me dois exames diferentes: uma ortopantomografia e uma cefalometria que realizei em Julho de 2010.

Após a análise dos exames a ortodontista verificou que seria necessário extrair os 4 sisos que estavam inclusos, o que significaria que teria de fazer 4 mini-cirurgias. Oh Deus, nesta altura já quase desistia de tudo, mas pronto... lá me enchi de coragem e marquei as extracções.
Como no tempo quente a recuperação é mais demorada a minha dentista marcou a primeira extracção em Setembro e o processo de extracção foi bastante demorado.

No geral as recuperações correram bem, umas mais dolorosas e com mais pontos do que outras mas nunca tive infecção, o que também não é nada estranho dado que sempre me foi prescrito antibiótico como medida profilática.

No último siso que extraí a dentista teve de remover osso... o dente ainda estava muito em cima e para extraí-lo só partindo osso. O desgraçadinho era tão pequeno que ainda nem tinha raíz, contudo deu muito trabalho a tirar e a cicatrização foi a mais longa.

Nesse dia já ficou marcada a colocação dos separadores no dia 2 de Dezembro de 2010 e do aparelho no dia 9.

Bem, tendo em conta que em Julho já tinha realizado os exames que a ortodontista tinha prescrito, que constantemente alertava a recepcionista da clínica para ela não deixar que a ortodontista se esquecesse do meu caso  e de já ter consulta marcada para a colocação  do aparelho, tudo fazia prever que que em Dezembro de 2010 já tivesse um sorriso metálico, porém isso não aconteceu.

A recepcionista ligou-me a desmarcar porque a dentista alegou que precisava de mais tempo para fazer o meu estudo! Fiquei fula: de Julho a Dezembro não teve tempo suficiente??? 
Bem, o que me levou a tolerar isto foi a hipótese dela precisar dos moldes para realizar o estudo, mas de qualquer forma se isso lhe fazia falta já devia ter dito há mais tempo. Afinal de contas vou lá gastar com ela 2000€, mas pelo tratamento mais parece que vou gastar 2€!

Adiante, agora tenho consulta marcada para colocar os separadores no dia 4 de Janeiro e o primeiro aparelho no dia 11... a ver se é desta!

Resumo da cronologia do processo:

6 de Julho de 2010: cefalometria e ortopantomografia
3 de Setembro de 2010: extracção do siso esquerdo da arcada inferior
15 de Outubro de 2010: extracção do siso direito da arcada inferior
5 de Novembro de 2010: extracção do siso esquerdo da arcada superior
26 de Novembro de 2010: extracção do siso direito da arcada superior e moldes

4 de Janeiro de 2011: colocação dos separadores
11 de Janeiro de 2011: colocação do aparelho

Deixo umas fotos dos meus dentes ( que como me disse uma assistente parecem uma cancela : ) ) 







Em breve contarei como foi no dia 4!