quinta-feira, 5 de maio de 2011

2º Arco na Arcada Inferior

Hoje tive mais uma manutenção. Apenas foram trocados o arco inferior e os elásticos, que desta vez são rosa bebé.

O primeiro arco era muito maleável e quase não senti incómodo nenhum e os dentes, aparentemente, também não se movimentaram nada. O arco colocado hoje está a fazer bastante pressão, até me dói só de tocar com a língua.

Quanto aos dentes superiores mantêm-se exactamente iguais, continuam dois espaços entre os primeiros e segundos incisivos e para já a Dr.ª achou melhor não mudar de arco porque o próximo que utilizar já é para fixar.
(Quando descarregar as fotos da máquina coloco aqui)

Obrigada a todos pela visita : )! Beijinhos coloridos : )!

quinta-feira, 31 de março de 2011

"Olha a Onda, Olha a Onda, Olha a Onda..."

Depois de uma semana com os separadores ortodônticos, que no 2º dia me transtornaram um bocadinho mas que resolvi com um analgésico porque também me doía a cabeça resolvi tomar, eis que chegou o dia A ( de Aparelho: D)
Agora é que se nota bem o quanto os dentes estão tortos!!!
O arco colocado é diferente do 1º arco colocado no aparelho superior, creio que a dentista o chamou de "entrançado".
Optei por colocar elásticos rosa escuro, nas fotos a cor está alterada, dado que não tinha o rosa bebé que eu pretendia!
Já no consultório descolou-se o bracket do 2º molar esquerdo e em casa voltou a descolar. Amanhã volto ao consultório para o colocar.
Para já ainda não sinto dores mas é provável que nos próximos dias venha a sentir algum desconforto mas nada que me assuste.
Hoje o título do post foi inspirado na minha mãe que me disse: "que grande onda" : )
Cá fica umas fotos =)









quinta-feira, 24 de março de 2011

Separadores ortodônticos inferiores colocados

Já estão colocados os separadores inferiores. Nada de totalmente novo! Nos próximos dias é provável que venha a sentir dores durante a mastigação mas, excepto nessa situação, creio que será uma semana pacífica.

Dia 31 volto a dar notícias, pois é quando vou colocar o aparelho inferior! 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quase direitinhos : )

Hoje fui fazer a primeira manutenção do aparelho superior. É incrível os resultados conseguidos em apenas 6 semanas! Os meus dentes já estiveram mais alinhados do que agora porque os segundos incisivos já estiveram bastante alinhados com os primeiros, no entanto estes últimos têm sido projectados para que haja espaço para todos e fiquem perfeitamente alinhados!

Não sei se é comum mas 2 dias depois de colocar o aparelho os dentes já se tinham movimentado.

Os progressos são tão bons que no próximo dia 31 coloco o aparelho inferior.

Hoje falei com a ortodontista e ela desaconcelha que mude os elásticos em casa sob pena de deslocar o arco e atrasar o processo, porém disponibilizou-se para mos trocar com mais regularidade se assim eu o entender! Foi simpático da parte dela!

Hoje coloquei elásticos brancos, já estava enjoada de ver os azuis e optei por uma cor bem mais discreta.



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dúvidas!!!

Estou com umas dúvidas ortodônticas, será que alguém me pode ajudar???????????

Alguém já trocou as ligaduras elásticas em casa?
Pode fazer-se isso, antes das 5 semanas, sem prejudicar o processo???

Eu creio que trocar as ligaduras antes das 5 semanas não deve trazer nenhum prejuízo porque os utilizadores de aparelhos estéticos têm de trocar as ligaduras transparentes com mais frequência dado pigmentarem muito mais...
A questão de ser em casa acho que vai da aprendizagem, cuidado e jeito de cada um!
Na próxima consulta vou falar com a ortodontista e esclarecer esta dúvida, no entanto agradeço que entretanto me dêem a vossa opinião!

Outra questão está relacionada com o material dos brackets. Confesso que ando triste com a aparência do meu aparelho, acho que os brackets são muito escuros e pouco brilhantes.
Quando decidi colocar aparelho queria brackets de safira mas o preço era demasiado discrepante em relação aos de metal, pelo que me decidi pelos últimos. Lá me conformei, mas agora que tenho aparelho acho-o muito feio e escuro em relação a outros de metal (ainda por cima tenho dentes amarelados.. são só desgraças na minha vida lol)! Vou deixar aqui umas fotos do meu aparelho e de aparelhos com brackets "prateados"! 
O meu : (

O "prateado" (lindinho)

Bracket "prateado"
Como é que são os vossos brackets???
De que material são compostos???

Beijinhos coloridos =)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dentes d'aço : )

Hoje fui colocar o aparelho! Para já estou sem dores, no entanto as bandas têm uma saliência  na parte interna que magoa imenso a língua! Já estou a dar uso à cera para evitar o desconforto ;)!

A colocação do aparelho demorou cerca de 45 minutos. São retirados os separadores (que me incomodaram imenso na hora das refeições), é feita uma limpeza na face externa dos dentes e depois são colocadas as bandas. Posteriormente são colados os brakets e voila!

A parte do colar os brackets incomodou-me bastante porque a "cola" que é usada tem um cheiro fortíssimo, no entanto todo o processo é bastante suportável.

Para bem da minha higiene oral, já comprei um escovilhão, uma escova de dentes ortodôntica e colutório. Fica-me a faltar a pasta de dentes e silicone (para já só tenho um bocadinho que a dentista ofereceu).

Daqui a uns 2 ou 3 meses, após o alargamento da arcada superior, será colocado o aparelho inferior. Os dentes inferiores são os que estão mais  tortos, mas primeiro há que conseguir espaço para que estes dentes sejam movimentados e a oclusão seja perfeita.


Ao encontrar-me com uma amiga diz-me ela: "Ai que linda, com os teu dentes d'aço"... Fartei-me de rir : )!!!
E pronto... daí veio o título do post!!!

Cá ficam umas fotos do aparelho...


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Separadores ortodônticos colocados

Hoje fui à consulta colocar os separadores ortodônticos na arcada superior. Não me causam dor nem incómodo (pelo menos para já). Algumas pessoas passam horrores nesta fase mas, quanto a mim, parece-me que os próximos 8 dias vão ser pacíficos.

Este procedimento é muito simples: a ortodontista pega em duas tiras de fio dental  e passa cada um dos fios por dentro do separador (que me parece igual aos elásticos/ligaduras ortodônticos) e junta as pontas, puxa cada fio para seu lado e coloca o separador!

(Separadores colocados)

A ortodontista já me fez a limpeza dentária e na próxima Terça já coloco o aparelho ;).

Voltarei a dar notícias no dia 11! Até lá!!!